segunda-feira, 7 de julho de 2008

O que pode ser considerado um bom logotipo?

Projetar um bom logotipo (ou logomarca) é uma das tarefas mais desafiadoras para um designer gráfico.

Sintetizar em poucos traços a alma de uma instituição ou produto requer muito mais que habilidade e senso artístico.
Requer horas de pesquisa, estudo, técnica e muita experiência.
Além de único, singular, um logotipo bem resolvido precisa ser esteticamente agradável, equilibrado e bonito.
Deve comunicar com precisão suas qualidades e diferenciais ao público-alvo.
Deve atrair, seduzir e encantar.
Deve ser simples, sem ser simplório.
Detalhes excessivos ou efeitos rebuscados com grande quantidade de cores difulcultam a reprodução e encarecem os materiais onde ele vier a ser utilizado.

Um bom logotipo deve ainda ser facilmente reproduzido em mídias diferenciadas como papel, plástico, vidro jateado, bordado, relevo em couro, aplicação em peças de metal fundido, etc.
Deve manter-se claro e atraente, tanto colorido como em preto e branco e ter a capacidade de manter íntegros e legíveis todos os seus elementos, mesmo sofrendo alta redução.

Nenhum comentário: